segunda-feira, 22 de março de 2010

Prevenção de Câncer de mama ( Fique de olho)

Para esclarecimento e prevenção:

Câncer de mama

Cistos, são diferentes de nódulos, principal sintoma da doença

O câncer de mama representa hoje a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras, apesar de a maioria delas prestar muita atenção a qualquer alteração nas mamas. Nem todo nódulo, no entanto, é maligno. Antes de desesperar-se ao descobrir alguma forma sólida nos seios, é importante saber que as chances de que seja algo benigno são bem maiores.

'É impossível para a própria mulher distinguir se a alteração no seio é um câncer de mama ou não. Diante dos sintomas de alteração, que são surgimento de nódulos; ou dores mamárias; ou uma secreção que sai pelo mamilo, ela deve procurar um médico para que seja feito um diagnóstico diferencial".

Dentre as doenças comuns nos seios estão a dor mamária - que não é um sintoma importante, já que câncer não causa dor - e os cistos mamários, que geralmente aumentam no período pré-menstrual. Neste caso, é importante diferenciar cistos de nódulos, geralmente um pouco mais duros. 'A diferenciação entre um nódulo sólido de um cisto mamário só pode ser feita através de exames. A ultra-sonografia é capaz de distinguir facilmente um nódulo sólido de um cisto mamário. A punção é outro exame importante, neste caso. Se for um cisto mamário, a punção resultará na coleta do líquido que está no interior dele, enquanto que no nódulo sólido você não vai ter líquido'.

Também existem as assimetrias mamárias, muito comuns principalmente na adolescência, mas que não têm nada a ver com o câncer de mama. No caso das secreções, devem ser consideradas apenas as que forem expelidas por uma só mama e tiverem coloração semelhante à da água e um pouco de sangue. Se este sinal aparecer, é importante procurar um médico.

O câncer de mama, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) foi responsável no ano passado pela morte de pelos menos 9.335 mulheres no Brasil. Foram mais de 41 mil casos, muitos detectados tardiamente. Os registros de alguns hospitais brasileiros demonstram que 60% dos tumores de mama são diagnosticados nos estágios mais avançado.

Por isso, a importância de nos auto examinarmos: Detectar inicialmente, qq anormalidade, além de realizarmos anualmente ao menos um exame de mamografia.


O Auto-exame :

O auto-exame é um método de diagnóstico onde a própria mulher faz, em frente a um espelho, um exame visual de suas mamas e em seguida faz a palpação de ambos os seios.

É portanto uma forma simples de se prevenir de uma doença séria.

Fazendo-o regularmente, a mulher conhece melhor suas mamas, seu volume, a textura do tecido mamário e possíveis alterações que ocorram no período do ciclo menstrual. Assim, tem condições de perceber melhor qualquer alteração que se apresente, e, conseqüentemente, procurar o médico antes que qualquer doença mais grave se desenvolva.

O auto-exame deve ser instruído pelo ginecologista ou por outro profissional da área médica. Este deve ser feito mensalmente, uma semana após a menstruação, pois as mamas estão menos inchadas e doloridas nesta fase do ciclo. As mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês para realizar o auto-exame (por exemplo, todo dia 15). O importante não é o dia em que o auto-exame deve ser feito, mas sim que ele seja realizado regularmente a cada mês.

Qualquer alteração verificada pelo auto-exame deverá ser comunicada com brevidade ao ginecologista ou mastologista, que é o médico especializado em doenças da mama.
Na frente do espelho:

Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe a forma, a cor e a textura da pele.

Em seguida, levante os braços devagar observando atentamente a imagem projetada no espelho para verificar se há mudanças na forma ou no contorno dos seios.

Agora, coloque as mãos na cintura, contraia os músculos do peito de modo a empurrar as mamas para frente, (sentindo o esforço dos músculos peitorais), e observe novamente se há mudanças na forma ou no contorno dos seios;
No chuveiro:

Levante seu braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça. Com a mão direita ensaboada junte os dedos e vá apalpando o seio esquerdo, comprimindo-o contra o tórax. Com as mãos ensaboadas elas deslizarão suavemente sobre a pele molhada.

Nesta apalpação usar as polpas digitais, fazendo movimentos circulares ao redor do seio, verificando cada parte do mesmo. Não fazer o movimento de “pegar alguma coisa com os dedos”, pois o correto é usar as polpas digitais para pressionar levemente o tecido mamário contra o tórax e com isso “sentir” a presença de caroço ou endurecimento da mama.

Repetir a apalpação com a mama oposta: com o braço direito colocado atrás da cabeça, apalpar o seio direito com a mão esquerda, sempre fazendo movimentos circulares ao redor do seio, pressionando cada parte do mesmo;
Deitada na cama:

Deite-se de costas em uma posição confortável e coloque um travesseiro debaixo de seu ombro direito. Com a mão esquerda examine toda a sua mama direita e depois inverta o processo fazendo o mesmo com a mama oposta, sempre com movimentos circulares ao redor do seio. Por último, aperte delicadamente seus mamilos (bico do seio) e observe se sai algum líquido.

Comunique com brevidade ao seu médico se você notar qualquer anormalidade verificada pelo auto-exame, tais como:

· Mudanças na forma ou coloração das mamas;

· Nódulos ou caroços;

· Pele tipo "casca de laranja";

· Presença de líquido ou secreção que sai dos mamilos.

Não Entre em Pânico:

Lembre-se que a maioria dos nódulos encontrados nas mamas são tumores benígnos, como por exemplo os cistos e os fibroadenomas.


Os cistos são nódulos dolorosos que aumentam de volume antes da menstruação e os fibroadenomas são nódulos móveis à apalpação que podem ser facilmente retirados por meio de uma pequena cirurgia, geralmente feita com anestesia local.

Lembramos que o auto-exame da mama é apenas uma das três maneiras recomendadas para identificar o câncer da mama em seus estágios iniciais. É preciso enfatizar a necessidade de também ser feita a consulta médica anual para orientação preventiva e a mamografia.



Mamografia:


Atualmente é o melhor exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mamografia é capaz de detectar um nódulo (menor que 1cm) antes mesmo que ele se torne palpável. Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento. Apesar de ser um método eficaz, a mamografia não descarta o auto-exame e o exame médico feito pelo ginecologista ou mastologista.

A mamografia deve ser feita somente em mulheres acima dos 35 anos, pois as mamas de pacientes mais jovens possuem pouca gordura e isso faz com que pareçam muito densas, dificultando a visualização de lesões.

A mamografia é um exame radiológico feito mediante compressão das mamas, requisito essencial para o sucesso do exame. Portanto, deve-se evitar a mamografia no período anterior ao da menstruação, quando as mamas ficam um pouco doloridas, o que causará um certo desconforto durante a execução do exame. Recomenda-se que ele seja feito aproximadamente uma semana após o período menstrual.

Os resultados da mamografia não atestam se o tumor é maligno, apenas sugerem o diagnóstico. Somente a biópsia com exame anátomo-patológico pode dar o diagnóstico de certeza.

A título preventivo, a primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos de idade, mesmo que não exista nenhum sintoma. É importante guardar o resultado de uma mamografia feita nesta idade para que possa servir de base de comparação com as mamografias que serão feitas nos anos subseqüentes;

Mulheres com 40 anos, sem sintomas, também devem fazer um exame mamográfico;

Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos. Se houver casos de câncer na família a mamografia deverá ser feita anualmente nesta faixa etária;

E, aquelas com 50 anos ou mais, uma mamografia anualmente;
Qualquer paciente que apresente nódulo na mama deve procurar o seu médico e fazer mamografia bilateral o mais breve possível.



Ultra-sonografia:


É feita sobretudo em pacientes jovens, pois a densidade da mama dessas mulheres jovens não permite, em certos casos, a visualização de nódulos na mama. Por outro lado, a diferença entre nódulo sólido e cístico é melhor visualizado pelo exame ultra-sonográfico.
Além disso, a ultra-sonografia pode ser usada para orientar as punções de nódulos mamários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário