sábado, 27 de março de 2010

Nossos Filhos

CADA FILHO É ÚNICO

"O grande sonho dos pais é que os filhos sejam felizes e unidos como unha e carne. Muitos acreditam que esse sonho se realizará caso não privem nenhum filho de nada, isto é, tudo o que dão para um filho sentem-se obrigados a dar, igualzinho, para os outros.
Entretanto, ninguém gosta de ser exatamente igual a ninguém. Para marcar as diferenças, os irmãos vão se "engalfinhar".
É também importante saber que nem tudo o que aconteceu com o primeiro, acontecerá com o segundo. Logo, o que foi bom para o maior talvez não sirva para o menor.
Mesmo nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, os filhos nunca são iguais porque a disponibilidade do casal e a disposição da família são diferentes conforme a idade e a etapa de vida.
Os pais facilitam muito o convívio entre os irmãos quando conseguem resistir à tentação de comparar os dois. Em geral, essa comparação é lamentável. Sempre um sai ganhando e o outro perdendo. Elogios podem ser bem-vindos para alguns filhos, porém que venham sem constranger os outros.
É muito comum os pais comentarem: ‘Não sei por que esse filho me dá tantos problemas se teve a mesma educação que os outros’. Geralmente esses pais ficam atordoados, pois sentem ter feito tudo certo, mas o resultado não é o esperado.
A base desse raciocínio é que está errada. Pois cada filho, é um filho. O primeiro filho não teve um irmão mais velho, nem o segundo é o mais velho. Em uma família de três filhos, o do meio é único porque nem é o mais velho nem o mais novo. Cada filho tem um modo diferente de ver o mundo e de estar nele.
Somente isso já é suficiente para destruir qualquer teoria sobre justiça baseada em igualdade de condições proposta pelos pais." Içami Tiba

Situações diferentes, com pessoas diferentes, portanto necessitando de tratamentos "diferentes".
Quando decidimos tratar, todos da mesma forma, na verdade, estamos tratando com desigualdade, pois desrespeitamos as diferenças de cada um, e assim o direito a equidade. O tratamento diferente, seria então, a verdadeira "igualdade" que tanto buscamos! Karla Fraga


Equidade: tratar cada um de acordo com a sua necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário